Skip to main content
Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial pode alavancar os resultados de uma empresa?

Inteligência Artificial

A vida moderna está repleta de Inteligência Artificial. Ela está com a gente quando usamos o reconhecimento de voz no smartphone, no antivírus no seu computador, num joguinho online pra passar o tempo, dentre outros milhares de exemplos. Mas e no mundo corporativo, onde a IA está presente? Como ela pode influenciar nos resultados e vendas de um negócio? É sobre isso que falaremos melhor a seguir.

Principais vantagens da Inteligência Artificial para as empresas

Grande parte da necessidade de inclusão de tecnologias no dia a dia corporativo, como ferramentas e softwares com Inteligência Artificial, se dá pelo grande número de dados trabalhados, principalmente após o boom dos meios digitais.

Esse é um desafio que demanda uma gestão mais eficiente, segura e confiável para guiar desde as atividades internas ao relacionamento com os clientes. É justamente nesses pontos que a IA atua trazendo melhorias consideráveis! Dentre as principais vantagens de inserir tecnologias e ferramentas de IA em empresas, podemos citar:

  1. Mais segurança e confiança no controle de dados, reduzindo chances de acontecerem “erros humanos”;
  2. Automação de processos e atividades repetitivas, sendo possível se concentrar mais na parte estratégica e valorizar a capacidade intelectual da sua equipe;
  3. Mais transparência e acessibilidade aos dados para guiar em decisões estratégias;
  4. Evita fraudes dos mais variados tipos e origens;
  5. Traz mais segurança quanto à antecipação de riscos, prevenindo problemas de variadas gravidades (capacidade preditiva).

Pesquisas indicam que empresas que utilizam tais tecnologias aumentam suas projeções de crescimento, com altas expectativas de melhorias internas e de relacionamento, além de mais economia de tempo e dinheiro no negócio.

Exemplos de uso da Inteligência Artificial nas empresas

Conforme dito na introdução deste artigo, nós já convivemos com as tecnologias de IA, e já é assim também no meio corporativo. Empresas que já se adiantaram na era da Transformação Digital investem em recursos que podem melhorar os trabalhos e gestão da organização e ficam satisfeitas com todos os ganhos obtidos.

Numa agência de marketing, por exemplo, a IA ajuda a entender desejos e necessidades de clientes para a otimização da comunicação e ações de vendas. Tais recursos oferecem estratégias mais personalizadas de comunicação com base em análises comportamentais, trazendo mais assertividade às ações, desde um simples envio de e-mail a uma grande campanha direcionada com timing específico.

Outro uso é o de assistências virtuais e chatbots, os quais orientam consumidores com respostas automáticas, aprendem preferências e antecipam soluções, além de analisar comportamentos e oferecer experiências melhores, como numa compra num site, por exemplo.

Inteligência artificial

Tais tecnologias automatizadas facilitam grande parte do processo, mas o grande diferencial das empresas que aplicam isso é ter um atendimento humanizado em paralelo para total apoio e suporte ao cliente. É sobre a tecnologia ser feita e entregue de humano para humano.

Em escritórios, estas tecnologias também podem surgir como soluções para variados problemas ou impasses do dia a dia, auxiliando na compreensão de recursos preferidos pelos usuários, criando padrões de uso e automatizando as funções utilizadas.

Outro processo repetitivo que pode ser acelerado é a digitalização de documentos, tornando a rotina de funcionários muito mais prática e reduzindo consideravelmente as chances de perda de informações.

Quanto à segurança dos dados, a IA evita fraudes e ataques digitais oferecendo a proteção necessária. Tendo como base históricos anteriores e fazendo comparativos, é possível prever fraudes antes mesmo de acontecerem, como também identificar erros financeiros ou administrativos a fim de evitar problemas maiores. Em suma, são vários os benefícios que a IA pode oferecer e que podem ser adaptados a específicas necessidades de negócio.

Adotando a Inteligência Artificial na sua empresa

Mais que um diferencial para a sua empresa, será uma vantagem competitiva contar com ferramentas da IA no seu dia a dia corporativo, em que todos saem ganhando não só em velocidade e automatização de atividades como também em mais segurança e precisão no uso dos dados para a criação de estratégias.

A adoção de recursos da IA influencia não só na gestão do negócio, como também impacta positivamente no aumento das vendas. Porém, tais vantagens só virão se a sua companhia já sabe da importância em apostar nas adaptações exigidas pela transformação digital, coisa que ainda não está totalmente penetrada nas mentes de grande parte dos “chefões” em muitas organizações.

Sabe quem pode ajudar o seu negócio com essas adaptações? A Red Innovations! A gente orienta você na jornada analítica dos seus dados, com uma consultoria completa e implementação dos recursos certos de IA para alavancar o seu negócio, de modo a atender cada necessidade detectada. Entre em contato com a Red e saiba como podemos te ajudar!

Fonte: Exame, QiNetwork, Leucotron.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *