Skip to main content
Data Lake

Data Lake: O que é? Como funciona? Descubra se a sua empresa precisa de um!

Data Lake

O universo da análises dos dados é cheio de termos, dos quais muitos geram dúvidas ou são recentes demais para terem conceitos e aplicações bem definidos, principalmente em ambiente corporativo. Um exemplo é o Data Lake, tecnologia a ser muito explorada ainda, mas já de grande relevância para quem investe em melhorias gestão de dados. Entenda melhor sobre Data Lake a seguir e saiba quais vantagens ele pode oferecer ao seu negócio!

O que é Data Lake?

Data Lake é um termo da arquitetura de informações que define um local central dedicado ao armazenamento de grandes quantidades de dados de uma empresa, estruturados ou não, disponível para qualquer pessoa autorizada acessar, fazer análises e obter decisões a partir disso.

Funciona como uma nuvem, onde é possível categorizar, processar, analisar e consumir os dados disponíveis. Mais que uma ferramenta, é uma solução estratégica para obter análises ainda mais assertivas para o Big Data (de onde partem os movimentos estratégicos de negócios).

Surge como uma solução para as empresas em meio ao desafio de gestão e organização de grande volume de dados, os quais não têm nenhuma previsão de parar de crescer nas organizações. É considerada uma solução de baixo custo para armazenamento, frente a outras soluções não tão modernas, oferecendo segurança, proteção e durabilidade para os dados.

Data Lake

Como funciona um Data Lake?

Todo e qualquer tipo de dado pode ser armazenado no Data Lake, sem necessidade prévia de análises ou estruturação. O ideal é que sua empresa saiba o que esteja guardando nesse repositório, sendo informações de valor para se obter estratégias em curto ou longo prazo.

No dia a dia, o uso do Data Lake pode ser feito por qualquer pessoa autorizada, o qual pode consultar, monitorar, analisar e otimizar a infraestrutura dele no repositório. Também dá para criar catálogos para facilitar a localização e acessibilidade desses dados no “lago” (prática extremamente recomendada pelos Citizen Data Scientists).

E em cima do Data Lake, outros recursos tecnológicos também podem ser aplicados para suas decisões e análises, como Machine Learning, por exemplo; além de ser possível a integração com mais ferramentas de processamento de dados para facilitar o uso.

Em suma, o funcionamento do Data Lake vai de acordo com o seu uso dos dados, sem seguir nenhum tipo de padrão. Depende de quais são as suas metas utilizando o Data Lake, de como você vai organizar os seus dados (infraestrutura, visualização, compartilhamento, etc.) e do quanto você pretende aprofundar neles para gerar suas estratégias.

como funciona um data lake

Como saber se a minha empresa precisa de um Data Lake?

Se uma das necessidades do seu negócio é a manipulação e controle de uma alta quantidade de dados, usar o Data Lake pode trazer grandes vantagens. Trará economia em tempo, dinheiro e até “espaço” ao seu negócio, já que muitas vezes um único servidor não suporta um grande volume de dados e os responsáveis buscam outras formas para armazenar os dados. O Data Lake processa tudo em paralelo e ainda faz compactação dos dados armazenados.

Também é indicado para o negócio que possui mais de uma fonte de captação dos dados, pois reúne tudo num único lugar e facilita o acesso a todos os envolvidos. Serve também para armazenar dados variados, de diferentes formatos e tamanhos, já que não exige padronização para armazenamento. Portanto, se suas necessidades se encaixam nesses pontos, a sua empresa pode estar precisando de um Data Lake.

Mas não existe só o Data Lake como solução no mercado. A melhor forma de saber esta é a solução mais apropriada às suas necessidades é por meio de uma consultoria com uma empresa de tecnologia entendedora do assunto, como a Red Innovations.

Somos especialistas em todas as etapas da jornada analítica dos dados, desde o mapeamento dos problemas à implantação das melhores soluções. Que tal falar com a Red sobre suas dúvidas em Data Lake e de outras tecnologias que podem impulsionar as suas estratégias? A gente te ajuda! Clique aqui e entre em contato agora mesmo!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *