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saiba o que são os kpi

O que são KPI’s e como usá-los?

Se você já se deparou com a palavra KPI e deseja saber mais informações sobre os indicadores de performance de forma descomplicada, chegou o momento: veja o compilado de informações fundamentais sobre KPI que juntamos neste artigo e saiba como escolher os melhores indicadores para os objetivos da sua empresa!

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O que são KPI’s?

KPI é uma sigla utilizada para denominar a palavra Key Performance Indicator, que em português significa Indicador-Chave de Desempenho. KPIs são ferramentas de gestão que consistem em indicadores utilizados para medir e acompanhar resultados e o nível de desempenho de ações ou pontos específicos dentro de uma empresa, visando alcançar um objetivo predeterminado.

Os indicadores de desempenho são uma forma de avaliar o progresso de objetivos específicos, que podem ser qualitativos ou quantitativos, dependendo de quais metas se deseja alcançar, habitualmente acompanhados e medidos por meio da captura de dados.

KPIs são instrumentos valiosos para controlar e mensurar resultados, além de identificar o que está ou não funcionando em determinada estratégia.

Para escolher os KPIs é preciso definir objetivos

Agora que você conheceu o conceito de KPI, é importante entender que a escolha dos indicadores depende da definição dos objetivos que você deseja alcançar dentro da sua organização. Sendo assim, é preciso saber exatamente aonde se quer chegar e quais são os passos necessários para atingir esse objetivo.

Esses objetivos podem ter diversas finalidades e aplicações em todos os setores, como a implantação de melhorias internas, aumento das vendas, análise do crescimento do negócio, mensuração de rentabilidade, acompanhamento de rendimentos, desempenho de departamentos, quantidade de clientes, índice de satisfação do consumidor… As possibilidades são inúmeras e existem KPIs para atender qualquer área da organização, desde que seja possível mensurar algum resultado através de números e porcentagens.

Veja a seguir alguns exemplos de indicadores de acordo com o artigo Indicadores de desempenho para medir seu sucesso publicado no blog da Endeavor:

Indicadores de produtividade: são relacionados à produtividade hora/colaborador, hora/máquina. Correspondem ao uso dos recursos da empresa a partir da avaliação das entregas.

Indicadores de qualidade:  estes ajudam a compreender qualquer desvio ou não conformidade ocorrida durante um processo produtivo.

Indicadores estratégicos auxiliam na orientação de como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser.

Indicadores de capacidade: medem a capacidade de resposta de um processo. Podemos citar como exemplos a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.

“Independentemente de em qual categoria os indicadores se encontram, eles são igualmente importantes, pois são eles quem fornecem a visão que a empresa necessita para enxergar seus processos e conseguir uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados.”

Valor do ticket médio: um dos indicadores mais utilizados para acompanhar o desempenho do comercial dentro de uma empresa é o valor do ticket médio, pois ele permite entender como funciona a dinâmica de vendas ou prestação de serviços, que pode ser monitorado por meio da venda, do cliente e do vendedor, parâmetros excelentes para identificar a performance da área de forma abrangente e identificar quais profissionais se saem melhor, por exemplo.

Caso seja possível medir o ticket médio por clientes, você conseguirá saber quais deles compram mais e melhor. Essas informações permitem identificar o que está funcionando nas vendas e pontos que precisam de melhoria.

Retorno sobre o investimento (ROI)

Essa métrica é basicamente utilizada para acompanhar as aplicações financeiras da empresa, ou seja, é a mensuração de tudo que entra ou sai dos caixas da organização. O ROI é um ótimo indicador para analisar a saúde financeira, otimizar recursos e encontrar os melhores caminhos para investir.

Conclusão

Existem diversas opções de KPIs para atender a todos os modelos de negócio. Portanto, cabe a você, gestor, escolher aqueles que estejam alinhados às metas e objetivos da sua organização, sem esquecer de realizar o balanço e acompanhamento com frequência.



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