Skip to main content
Citizen Data Sciencist

Citizen Data Sciencist: O que esse profissional faz? Quais as vantagens para sua empresa?

Citizen Data Sciencist

A fim de melhorar nossa produtividade em meio a um volume imenso de dados que só tende a crescer, milhares de novas ferramentas e softwares são criados e aplicados regularmente. Essa nova realidade envolve pessoas de todas as áreas e conhecimentos, nem todas com experiência técnica em tais tecnologias. Isso resultou no surgimento do Citizen Data Science, que você vai entender melhor sobre a sua importância a seguir!

Quem são os Citizen Data Scientists?

Citizen Data Science, é um termo relativamente novo criado pelo Gartner para designar a as pessoas e sua nova forma de uso de tecnologias de gerenciamento de dados no dia a dia, os chamados Citizen Data Scientists.

Com a velocidade de aplicação de tais ferramentas, não há tempo para formar mais Cientistas de Dados especializados em análises e estatística, então a meta é simplificar cada vez mais essas tecnologias para serem utilizadas por pessoas de outras áreas também, não apenas especialistas.

Com isso, os novos profissionais são capazes de criar e gerar modelos de análise avançada, com recursos preditivos e prescritivos, sem mesmo precisarem da especialização que os cientistas têm, como em estatística, por exemplo. Segundo a Gartner, os Citizen Data Scientists já ultrapassam os Cientistas de dados em volume de análises feitas nas empresas!

Como você já sabe, a automação é uma tendência constante na ciência dos dados, pois já está comprovada toda sua eficácia em tarefas repetitivas que tomam tempo e até dinheiro das empresas. E os Citizen Data Scientists passam a ter capacidade de colocar as tecnologias em prática e se beneficiar disso para otimizar sua produtividade nas atividades.

Falando em produtividade, veja também Como a Inteligência Artificial pode alavancar os resultados de uma empresa! 

Quais são as características dos Citizen Data Scientists?

Muito se questiona sobre qual é o perfil dessa nova categoria de usuários avançados. Em suma, devem ser pessoas capazes de executar tarefas analíticas simples ou até complexas que antes só poderiam ser feitas pelos Cientistas de Dados; para isso, utilizam ferramentas de Big Data e assim fornecem insights para a empresa.

Dentre as principais características esperadas desse profissional estão:

  • Capacidade para ter uma visão contextualizada da organização;
  • Experiência com aplicação em técnicas analíticas e problemas de negócio;
  • Perspectiva única para auxiliar nos negócios;
  • Ser um facilitador de processos para tornar mais fácil a tomada de decisões, utilizando suas habilidades e conhecimentos nos processos.

E antes que surja a dúvida, não, os Cientistas de Dados não serão substituídos pelos novos usuários avançados. No entanto, o seu trabalho passa a ser mais dinâmico e focado na parte técnica das ferramentas, cujo objetivo é simplificar e “traduzir” as informações de forma melhor, cada vez mais, portanto o desafio da profissão continua.

Como aplicar a Citizen Data Science na sua empresa?

Antes de aplicar essa cultura na sua organização, é necessário que a empresa tenha a estrutura adequada com os softwares já aplicados e, principalmente, uma equipe treinada para comandar a análise desses dados. E, pelo menos inicialmente, é importante contar com um Cientista de Dados para o acompanhamento da imersão em tal realidade.

Esse treinamento prévio é muito importante para capacitar os responsáveis a processar dados, apresentar resultados que sejam fáceis de entender e interpretar, e assim identificar soluções com base nos objetivos da empresa.

Todo esse processo pode ser facilitado se você tiver como parceira uma empresa especializada em tecnologias dos dados, como a Red Innovations, para dar suporte, treinamento e toda a consultoria necessária para o melhor uso das ferramentas.

Com o apoio da Red, você abre os olhos dos profissionais da sua organização para essa nova realidade e os adequa a aplicar as tecnologias em prol da produtividade de todos. Quer saber mais sobre as soluções da Red Innovations? Fale conosco!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *