Skip to main content
cálculo de análise de dados

Conheça 4 benefícios de transformar seus dados em resultados

cálculo de análise de dados

Vivemos atualmente a era da informação, principalmente, pela democratização do acesso à rede mundial de computadores (Internet) e todas as facilidades proporcionadas pela revolução digital. A frase “informação é poder” nunca fez tanto sentido, principalmente no universo corporativo, no qual a informação literalmente tem o poder de determinar o sucesso (ou não) de uma empresa e suas práticas como um todo. É por isso que quanto mais dados disponíveis, maiores serão as chances de tomar decisões assertivas, traçar metas, definir estratégias e entre outras ações que envolvam a organização e práticas que auxiliem seu crescimento. Neste artigo você conhecerá 4 benefícios incríveis ao transformar os dados e informações do seu negócio em resultado. Confira!

Dados, informação e conhecimento: entendendo a diferença

Para alcançar os resultados desejados, tanto para o negócio como um todo quanto em ações pontuais, é preciso mensurar os dados e definir quais informações são pertinentes, para só depois definir um plano de ação que gere resultados. Mas qual a diferença entre dados e informações? Eles representam a mesma coisa? Heide Miranda exemplifica as definições desses conceitos em artigo publicado no site Sociedade da Informação, veja:

Dados: Dados são códigos que constituem a “matéria-prima” da informação, ou seja, são informações não tratadas que ainda não apresentam relevância. Os dados representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.

Informação: Informações são os dados tratados e processados. As informações têm significado e já podem contribuir com os processos de tomada de decisão.

Conhecimento: O conhecimento vai além da informação, pois pode ser atribuído a uma aplicação. Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis, conhecimento de um fato, conhecimento de um documento, conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas, entre outros.

“Tendemos a considerar que informação é um coletivo de dados. Não é. Um conjunto de dados somente irá constituir uma informação se, para o indivíduo que o recebe, possuir algum significado, o qual é determinado pelo próprio contexto em que aquela pessoa se insere.” – Conclui Heide Miranda.

Em resumo, para um dado se transformar em resultado, é preciso analisá-lo e mensurá-lo para, só então, definir uma estratégia pautada nas informações obtidas e alcançar os objetivos desejados.

Um exemplo é o caso de uma pesquisa interna realizada na empresa para avaliar o índice de satisfação dos colaboradores visando implantar melhorias. Com os resultados da pesquisa em mãos, os gestores poderão analisar e filtrar as informações mais relevantes para traçar uma estratégia que implante as melhorias identificadas como necessárias na organização, aumentando o índice de satisfação dos funcionários, que neste exemplo é o objetivo da pesquisa.

Quais são os benefícios de transformar dados em resultados?

Transformar dados “brutos” em informação para tomar decisões é o caminho mais seguro para conquistar grandes resultados. Veja abaixo uma relação com 4 dos principais benefícios de implantar essa metodologia na sua organização:

  1. Decisões mais assertivas

Bons palpites e intuições não bastam na hora de tomar decisões importantes no âmbito empresarial, pois essas opções são um verdadeiro jogo de sorte – e você não quer dar margem para o azar, não é mesmo?

Na maioria das vezes contar com as sorte resulta em escolhas imprecisas, isso porque somente os dados analisados e transformados em conteúdo estratégico são capazes de garantir a assertividade no momento da tomada de decisão pelos gestores, que terão informações concretas à disposição para se basear e direcionar os próximos passos, gerando resultados mais eficientes e satisfatórios para um determinado propósito.

  1. Otimização de processos

Tomar decisões com base em números e dados é uma ação com poder de melhorar a produtividade e aumentar a velocidade da execução de processos rotineiros dentro da organização, uma vez que os responsáveis pela gestão deixam de vivenciar um ciclo de medidas guiadas por tentativa e erro, para agir com mais objetividade e eficiência, características proporcionadas pela análise e mensuração de dados.

  1. Visão 360º da empresa

A análise de dados também pode ser utilizada para compreender melhor todos os índices e estatísticas referentes ao posicionamento da empresa como um todo e perante ao mercado em determinados períodos avaliados. Os dados podem ser utilizados para entender a evolução e crescimento da organização, além de oferecer as informações necessárias para planejar o futuro do negócio, ajudando a torná-lo mais competitivo em seu mercado de atuação.

  1. Redução de custos e aumento dos lucros

Uma das vantagens mais significativas da análise de dados é a identificação de possíveis gargalos na operação que quando corrigidos reduzem custos operacionais. Além disso, a otimização dos processos internos por si só aceleram a produtividade e geram maior entrega de resultados, aumentando consequentemente os lucros.

Gostou de saber mais sobre a importância dos dados na conquista de resultado? Então continue acompanhando nossa série de publicações sobre a relação entre a análise de dados e o mundo corporativo. Até a próxima!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *