Skip to main content

Por que tem se falado tanto em Cultura Data Driven nas empresas?

Porque a tomada de decisões baseada em dados confiáveis é o que diferencia uma empresa dos seus concorrentes.

A evolução tecnológica está cada vez mais presente em nossas vidas, praticamente tudo o que fazemos hoje está também conectado ao mundo digital. As informações de pessoas e empresas estão armazenadas na rede, por isso, ter um planejamento embasado nessas informações pode ser a fórmula para o sucesso que você tanto procura.

A Cultura Data Driven é que vai te ajudar a obter, a partir de dados armazenados, o conhecimento válido necessário sobre o seu público-alvo de forma que você possa escolher melhor suas ações de marketing, vendas e planejamento estratégico.

Como funciona a Cultura Data Driven?

Muita gente não sabe, mas no universo digital também deixamos ‘pegadas’ por onde passamos, e é aí que entra a Data Driven Culture, ou em português Cultura Data Driven (cultura organizacional orientada por dados), que tem o objetivo de coletar essas pegadas e, a partir disso, extrair as oportunidades e otimizar os caminhos que a sua empresa deve tomar para melhorar a tomada de decisões e incrementar os resultados.

Realizar uma implantação desse tipo de projeto não é do dia para a noite, é preciso tempo, pois inclui toda uma mudança interna da empresa, como a inserção de projetos, mudanças de hábitos, avaliações, treinamentos e análise de retorno, oferecendo uma visão 360.º dos clientes e do seu negócio.

Para que esse projeto funcione, é importante que a Cultura Data Driven possa agir na empresa como um todo, oferecendo uma visão ampla, que vai além dos recursos de tecnologia, softwares e soluções. Ela se baseia em dados para a construção de um processo, analisando e interpretando da melhor maneira, apoiando as tomadas de decisões de forma estratégica e inteligente.

A importância dos dados para tomar boas decisões

Provavelmente você já falou com alguém sobre algum assunto e, quando foi ver o celular, tinha um anúncio sobre o que você acabou de conversar, não é mesmo? Isso acontece porque muitas vezes, aceitamos contratos de aplicativos que permitem que eles acessem o que pesquisamos ou falamos próximos ao microfone.

Muitas empresas utilizam essas ferramentas para coletar dados importantes sobre as pessoas, conhecer os seus gostos, o que procuram na internet, interesses em compras, locais que querem viajar e muito mais.

Muitos desses dados continuam circulando na rede e você pode usar algumas ferramentas para coletá-los, fazendo uma análise completa do seu público-alvo. Assim, você pode elaborar a melhor estratégia de marketing, entender quais são as dores dessas pessoas e o que elas querem, melhorando os seus resultados.

Com a Cultura Data Driven dentro da sua empresa, você pode deixar de trabalhar com especulações de mercado de um público que precisa de ‘x’ quando, na verdade, ele precisa de ‘y’. A partir disso, suas decisões serão mais assertivas.

Principais benefícios obtidos por meio da Cultura Data Driven

Cada vez mais a tecnologia se mostra indispensável e é praticamente impossível encontrar uma empresa que não a utilize para auxiliar no dia a dia. A transformação digital trouxe mudanças em todos os sentidos para a nossa vida e, adaptar-se a ela, é a melhor das opções.

Essas mudanças que vivemos hoje estão apenas no início, muita coisa ainda vai passar por esse processo digital e quem não investir em tecnologia e inovação, muito provavelmente ficará para trás, vendo seus resultados serem afetados e os clientes passando a sua frente.

Ao implantar uma Cultura Data Driven na sua empresa, você poderá alcançar:

  • Uma visão 360.º do seu negócio;
  • Gestão mais qualificada;
  • Melhor assertividade nas tomadas de decisões;
  • Compreensão completa das atividades da empresa;
  • Análise completa que permite entender os pontos fortes e fracos, internos e externos, da empresa;
  • Decisões orientadas por dados;
  • Desenvolvimento de longo prazo mais efetivo;
  • Inserção de maior racionalidade na empresa.

Fale com a equipe da RED!

Conheça mais sobre Cultura Data Driven e como aplicá-la em sua empresa, com consultoria especializada e treinamento de qualidade.