Skip to main content
Data Lake

Data Lake: O que é? Como funciona? Descubra se a sua empresa precisa de um!

O universo da an√°lises dos dados √© cheio de termos, dos quais muitos geram d√ļvidas ou s√£o recentes demais para terem conceitos e aplica√ß√Ķes bem definidos, principalmente em ambiente corporativo. Um exemplo √© o Data Lake, tecnologia a ser muito explorada ainda, mas j√° de grande relev√Ęncia para quem investe em melhorias gest√£o de dados. Entenda melhor sobre Data Lake a seguir e saiba quais vantagens ele pode oferecer ao seu neg√≥cio!

O que é Data Lake?

Data Lake √© um termo da arquitetura de informa√ß√Ķes que define um local central dedicado ao armazenamento de grandes quantidades de dados de uma empresa, estruturados ou n√£o, dispon√≠vel para qualquer pessoa autorizada acessar, fazer an√°lises e obter decis√Ķes a partir disso.

Funciona como uma nuvem, onde é possível categorizar, processar, analisar e consumir os dados disponíveis. Mais que uma ferramenta, é uma solução estratégica para obter análises ainda mais assertivas para o Big Data (de onde partem os movimentos estratégicos de negócios).

Surge como uma solu√ß√£o para as empresas em meio ao desafio de gest√£o e organiza√ß√£o de grande volume de dados, os quais n√£o t√™m nenhuma previs√£o de parar de crescer nas organiza√ß√Ķes. √Č considerada uma solu√ß√£o de baixo custo para armazenamento, frente a outras solu√ß√Ķes n√£o t√£o modernas, oferecendo seguran√ßa, prote√ß√£o e durabilidade para os dados.

Data Lake

Como funciona um Data Lake?

Todo e qualquer tipo de dado pode ser armazenado no Data Lake, sem necessidade pr√©via de an√°lises ou estrutura√ß√£o. O ideal √© que sua empresa saiba o que esteja guardando nesse reposit√≥rio, sendo informa√ß√Ķes de valor para se obter estrat√©gias em curto ou longo prazo.

No dia a dia, o uso do Data Lake pode ser feito por qualquer pessoa autorizada, o qual pode consultar, monitorar, analisar e otimizar a infraestrutura dele no reposit√≥rio. Tamb√©m d√° para criar cat√°logos para facilitar a localiza√ß√£o e acessibilidade desses dados no ‚Äúlago‚ÄĚ (pr√°tica extremamente recomendada pelos Citizen Data Scientists).

E em cima do Data Lake, outros recursos tecnol√≥gicos tamb√©m podem ser aplicados para suas decis√Ķes e an√°lises, como Machine Learning, por exemplo; al√©m de ser poss√≠vel a integra√ß√£o com mais ferramentas de processamento de dados para facilitar o uso.

Em suma, o funcionamento do Data Lake vai de acordo com o seu uso dos dados, sem seguir nenhum tipo de padrão. Depende de quais são as suas metas utilizando o Data Lake, de como você vai organizar os seus dados (infraestrutura, visualização, compartilhamento, etc.) e do quanto você pretende aprofundar neles para gerar suas estratégias.

como funciona um data lake

Como saber se a minha empresa precisa de um Data Lake?

Se uma das necessidades do seu neg√≥cio √© a manipula√ß√£o e controle de uma alta quantidade de dados, usar o Data Lake pode trazer grandes vantagens. Trar√° economia em tempo, dinheiro e at√© ‚Äúespa√ßo‚ÄĚ ao seu neg√≥cio, j√° que muitas vezes um √ļnico servidor n√£o suporta um grande volume de dados e os respons√°veis buscam outras formas para armazenar os dados. O Data Lake processa tudo em paralelo e ainda faz compacta√ß√£o dos dados armazenados.

Tamb√©m √© indicado para o neg√≥cio que possui mais de uma fonte de capta√ß√£o dos dados, pois re√ļne tudo num √ļnico lugar e facilita o acesso a todos os envolvidos. Serve tamb√©m para armazenar dados variados, de diferentes formatos e tamanhos, j√° que n√£o exige padroniza√ß√£o para armazenamento. Portanto, se suas necessidades se encaixam nesses pontos, a sua empresa pode estar precisando de um Data Lake.

Mas não existe só o Data Lake como solução no mercado. A melhor forma de saber esta é a solução mais apropriada às suas necessidades é por meio de uma consultoria com uma empresa de tecnologia entendedora do assunto, como a Red Innovations.

Somos especialistas em todas as etapas da jornada anal√≠tica dos dados, desde o mapeamento dos problemas √† implanta√ß√£o das melhores solu√ß√Ķes. Que tal falar com a Red sobre suas d√ļvidas em Data Lake e de outras tecnologias que podem impulsionar as suas estrat√©gias? A gente te ajuda! Clique aqui e entre em contato agora mesmo!