Skip to main content
o que é data lake

Data Lake: O que é essa tecnologia e seus benefícios

o que é data lake

Empresas no mundo inteiro precisam lidar com quantidades enormes de dados e informações. E essa necessidade tem feito com que novas ferramentas e conceitos para armazenamento, centralização e processamento de dados sejam criados para atender às demandas cada vez maiores do mercado.

Entre eles encontra-se o Data Lake, um novo conceito para o armazenamento e processamento de dados que chegou para alavancar o mundo empresarial e a forma com que tratamos a informação. Neste artigo você conhecerá melhor esse conceito e os benefícios da sua implantação. Boa leitura!

O que é Data Lake?

Data Lake (ou “Lago de Dados” na tradução livre) é o nome do conceito utilizado para armazenar grandes volumes de dados em um único lugar, independente do seu formato. O Data Lake permite a criação de um repositório centralizado, no qual todos os dados, estruturados ou não, de uma organização podem ser armazenados em qualquer escala e formato.

Os Data Lakes surgiram há mais de uma década para resolver um problema crescente: a necessidade de um repositório único de dados, escalável e de baixo custo que permitisse às empresas armazenarem facilmente todos os tipos de dados existentes na organização, dados esses muitas vezes ainda brutos, ou seja, que ainda não tiveram nenhum tipo de manipulação ou tratamentos para uma finalidade específica.

As informações presentes em um Data Lake podem ter diversas origens, como dados relacionais e não relacionais, provenientes de aplicações corporativas, dispositivos de Internet das Coisas (IoT), aplicativos móveis, redes sociais, websites, entre outros. Estes dados são preservados em seu formato de origem e processados de acordo com a demanda, o que reduz o esforço de estruturar dados que podem não se converter em vantagens competitivas para o negócio.

Por que mudar para um Data Lake? Quais são os benefícios?

De acordo com o artigo Data Lake publicado no blog Panorama Positivo e a edição especial Cloud Data Lakes for Dummies da Snowflake, os fatores motivadores para mudar para um Data Lake são inúmeros e devem levar em consideração as necessidades de cada negócio, como por exemplo:

  • Minimizar as despesas de capital em hardware e software.
  • Inserir novas soluções analíticas no mercado rapidamente.
  • Eliminar silos de dados, consolidando vários tipos de dados em uma plataforma única, integrada e infinitamente escalável.
  • Estabelecer um ambiente robusto, totalmente gerenciável e extensível para armazenar as informações.

quais os benefícios do data lake

 

Ainda de acordo com as fontes citadas, os benefícios para as organizações são inúmeros, entre eles se destacam:

Volume e velocidade

Como um Data Lake reúne dados de diversas fontes que não passam por um “filtro” ou classificação prévia, é possível acumular um volume gigantesco de informações com muita rapidez.

Flexibilidade, versatilidade e facilidade de uso

Devido ao fato dos dados virem de múltiplas fontes, as informações disponíveis no Data Lake não foram processadas previamente para responder a um conjunto preestabelecido de questões. Sendo assim, à medida que surgem novos tópicos e necessidades, esses dados podem ser “pescados” para respondê-los e atendê-los, proporcionando uma visão estratégica do panorama geral do negócio.

Além disso, os Data Lakes são muito mais acessíveis, pois permitem o compartilhamento de informações entre muitos usuários, sem a necessidade de intervenção da equipe de TI. Os dados podem ser agrupados por temas, objetivos, ou qualquer critério que seja útil para determinada situação.

Redução de custos com investimentos

Diferente de outros sistemas, como a construção de um data warehouse (que exige um alto investimento e ocupa muito tempo da equipe porque exige todo um processo de tratamento, estruturação e análise dos dados de acordo com o esquema escolhido), o Data Lake se mostra como uma alternativa muito mais vantajosa, pois não necessariamente exige todo esse tratamento da informação para armazená-la, mantendo todo o volume de dados disponível para uma análise mais ampla e sem limites a qualquer tipo de esquema.

Compartilhamento de dados integrado e abertura para novas possibilidades

O Data Lake também disponibiliza as informações analisadas para toda a organização de forma governada, fato que auxilia na tomada de decisões em qualquer nível hierárquico da empresa, reduzindo consideravelmente o tempo que seria gasto com solicitações entre os setores e agilizando os processos de um projeto, por exemplo.

Além disso, ao reunir uma quantidade tão grande de dados, o Data Lake abre a possibilidade de “cruzar” os conteúdos que não haviam sido analisados, criando a oportunidade de fazer descobertas e obter insights inéditos para uma tomada de decisão mais assertiva.

Conclusão

Hoje o Data Lake é a melhor opção para o armazenamento centralizado de grandes quantidades de dados, pois exige menos recursos que outros conceitos tecnologias. Permite análises completas e complexas de inúmeras fontes de dados, estruturados ou não.

A Red Innovations desenvolve soluções inteligentes para melhorar a eficiência da utilização dos dados, tornar decisões mais assertivas e alavancar seu negócio, parte disso através do Data Lake. Acesse nosso site e saiba mais!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *