Skip to main content
analytics_process_automation

Automação de Processos Analíticos ou Jornada Analítica: O que são? Para que servem? Como aplicar?

analytics_process_automation

Para muitas organizações, a jornada analítica rumo à transformação digital ainda não é um processo claro e que esbanja benefícios. Muito pelo contrário, sendo vista como um conjunto de atividades fatigantes, de investimentos intangíveis e sem perspectiva de retorno.

Na maioria das vezes, o problema é sobre a empresa olhar para a transformação digital como algo corretivo em seus processos, tecnologias e profissionais, não como uma oportunidade para enxergar o novo e ir além.

Portanto, a empresa que reconhece o valor e investe pesado em as novas tecnologias de automação pode aproveitar com sucesso a otimização dos processos no seu dia a dia, aplicando a inteligência ao seu negócio.

Mas antes de aplicar, isso depende de uma adaptação cultural interna do assunto, principalmente entre os decisores do negócio, como também da convergência entre dados, processos e pessoas. Este é o segredo para o sucesso da transformação digital em qualquer organização.

Essa abertura das empresas às novas tecnologias de automação gerou a necessidade de democratizar cada vez mais as informações e a análise de dados, de modo a qualificar os profissionais e torná-los mais produtivos.

Tais necessidades surgem a partir de problemas pontuais nas empresas, como atendimentos lentos, processos demorados e repetitivos, imprevisibilidade de oportunidades, dentre outros trabalhos ineficientes no geral.

Tudo isso estimulou o mercado a pensar e criar processos e ferramentas encurtadoras e facilitadoras desses caminhos, usando como protagonista a automação, de modo a automatizar processos e acelerar a tomada de decisões baseadas em insights. Entenda melhor a seguir!

O que é APA? Qual a relação com o conceito de Jornada Analítica?

Desse contexto explicado anteriormente, nasceu uma nova categoria de software para atender esses usuários, a chamada Analytic Process Automation (APA), criada pela Alteryx.

Todos os recursos e ferramentas aplicados no APA convergem 3 importantes pilares: a facilidade de acesso a dados e análises, automação de processos e qualificação das pessoas para acelerar a tomada de decisões em um negócio.

No dia a dia da Red Innovations, chamamos esse processo de Jornada Analítica, a qual pode ser aplicada em diferentes contextos corporativos. Portanto, ambos os termos têm a mesma definição, com formas semelhantes de aplicação.

O APA não é RPA (Automação de Processos Robóticos), ou seja, não faz tudo sozinho; também não é BPA (Automação de Processos de Negócios); nem simplesmente uma ferramenta de dados. O APA é uma plataforma analítica unificada e self-service que foca nos seus resultados em primeiro lugar, envolvendo as pessoas da empresa dentro de uma cultura analítica, sem exigir conhecimentos prévios em programação ou treinamentos na área de ciência de dados.

Essa disponibilidade facilitada aos dados é ideal para otimizar e automatizar processos. E tudo isso facilita também na tomada das decisões com base dos dados utilizando recursos de Machine Learning, Inteligência Artificial, Análise Preditivas e Análises Prescritivas presentes no APA.

A ideia é acelerar a jornada de uma empresa rumo à transformação digital, unindo em uma única ferramenta todos os meios para descobrir, preparar, analisar e aplicar algoritmos em dados para interpretar e prever informações. Toda essa automação minimiza interferências manuais e aumenta a capacidade e precisão nos resultados das análises.

Principais vantagens da aplicação do APA

O sucesso das empresas que se destacam na transformação digital vem justamente da aplicação correta de ferramentas como o APA, o qual oferece impacto organizacional comprovado. De acordo com os próprios materiais fornecidos pelo Alteryx sobre a plataforma, são algumas dessas grandes vantagens:

  • Resultados analíticos mais rápidos para decisões de negócios acionáveis;
  • Processos de negócios inteligentes, automatizados e totalmente otimizados;
  • Força de trabalho engajada que aproveita processos rápidos de qualificação self-service para promover melhores resultados;
  • Transformação digital financeiramente eficiente;
  • ROI mensurável em quatro áreas principais: crescimento do faturamento, retorno da receita, ganhos de eficiência e rápida qualificação da força de trabalho.

Podemos concluir que tais vantagens dependem muito da forma de uso de cada empresa. No geral, os resultados são ganhos rápidos e eficientes, com investimento justo e aprendizado constante. O aumento desses ganhos varia de acordo com os objetivos do negócio, do envolvimento da equipe e da força de trabalho aplicada lado a lado com o software.

E como aplicar a Jornada Analítica no seu negócio?

Todo o envolvimento de equipe, facilidade de insights e automação facilitada de processos do APA é o que chamamos Jornada Analítica da Red Innovations. Somos uma empresa especialista em transformação digital, elevando as expectativas de empresas experientes ou não no assunto.

Para aprender a aplicar a inteligência de novas tecnologias no seu negócio, permita que a Consultoria da Red realize um mapeamento negocial em busca de melhorias na sua empresa. Com base nisso, poderemos sugerir as melhores soluções em busca do seu progresso. Você topa? Fale com a Red!

Fonte: Alteryx Essentials Guides: APA – Analytic Process Automation.


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *